DEVER DE CASA…

[EXPAND Saiba mais]

Por: Administrador

O ministro Reinhold Stephanes (Agricultura) declarou que não foi para a Cop-15 pelo simples fato de que acredita que está fazendo o dever de casa e não deve satisfação à União Européia e aos EUA. A Divisão de Clima da Embrapa diz que a América do Sul é responsável por 2,9% da poluição mundial e que o Brasil ainda tem 28% de suas florestas nativas intactas. Isso só nos leva a pensar que no governo há quem acredite que os países ricos pretendem usar o meio ambiente para impedir o crescimento dos emergentes e dos pobres.
Para se fazer o dever de casa é preciso, no mínimo, estar atento às aulas. E para se fazer bem o dever de casa sem trazer a público respostas descabidas é preciso debater nestas aulas as questões para que se busque o conhecimento e, assim, as soluções para o crescimento. Devemos lembrar que a arrogância é a maior manifestação da ignorância, pelo simples fato de que reveste o seu interlocutor de uma inteligência que não possui.
O chefe de mudanças climáticas do MetOffice, Richard Betts, do instituto de pesquisas do clima da Inglaterra comprovou através de estudos que sem a proteção da floresta não será possível deter o aquecimento global. Este estudo, que durou dois anos, prova que a temperatura no Brasil subirá quase 20% a mais do que a média do mundo. Todo o esforço das negociações do clima é para deter o aquecimento em dois graus Celsius. Segundo o cientista não há hipótese de conseguir esse objetivo sem deter o desmatamento.
Como, inacreditavelmente, o sr. Stephanes não está participando de um dos debates mais importantes dos últimos anos, talvez não perceba a delicadeza do momento, que é a de ouvir os que têm algo a dizer e, assim, mudar o rumo do que está sendo feito de forma errada. Persistir em seu erro, como Ministro da Agricultura que fomenta o desmatamento em busca de um progesso fácil, é assumir públicamente as responsabilidades dos problemas que um futuro que já bate em nossas portas nos trará.
A delegação brasileira composta de 800 pessoas, segundo o jornalista Ancelmo Góis, do Jornal O Globo (dinheiro seu, meu, nosso) e, inacreditavelmente, chefiada pela sra. Dilma Rousself, Ministra da Casa Civil, em nada ou quase nada tem ajudado nas negociações da Cop 15. A ministra causa constrangimento ao chegar aos locais dos debates, muitas das vezes pelo seu histórico em favor do desmatamento da Amazônia, com o seu fácil e atrasado discurso e outras vezes pelo total deconhecimento do que está sendo discutido
É uma pena, é uma grande pena que iremos perder a oportunidade de nos alinharmos a um pensamento de crescimento sólido e responsável onde se privilegia a busca do conhecimento, trazendo, assim, um progresso sustentável, preferindo nossos atuais representantes se agregarem ao atraso do discurso pequeno e fácil, aliado a um capitalismo selvagem e destruidor, que, a médio prazo, só irá comprovar que estamos em uma rota equivocada.
Quem sabe nas próximas eleições faremos o nosso dever de casa e aprederemos a lição de que devemos escolher melhor os nossos representantes.

PAULO MAIA É JORNALISTA, AMBIENTALISTA E COORDENADOR DO NÚCLEO NACIONAL DE DEFESA ANIMAL E AMBIENTAL DO PPS.

[/EXPAND]

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.